A nutrição vegan e holística não tem absolutamente nada de complicado. Mas a verdade é que, de vez em quando, surge um ou outro ingrediente mais difícil de encontrar. Aqui estão algumas sugestões de mercados, lojas e sites onde costumamos fazer as nossas compras.

 

ALGARVE


LOJAS ESPECIALIZADAS

  • Espaço Vegan & Bio —  Mercearia biológica em Quarteira com uma boa oferta de produtos alimentares naturais, produtos de cosmética e suplementos. Também podem aqui encontrar muitas variedades do nosso pão favorito da Miolo.
  • Mundo Saudável — Esta mercearia em Almancil oferece uma variedade de produtos alimentares, produtos de cosmética e suplementos naturais e orgânicos de marcas internacionais que não se costumam encontrar noutros locais. Também servem lanches, sumos e smoothies!
  • Saruga — Uma mercearia em Faro muito simpática e bastante completa onde compramos massas, enlatados, superalimentos, congelados, vegetais, frutas... de tudo um pouco!
  • Bio Nature — Uma pequena mercearia farense com um bocadinho de tudo. É aqui que compramos o pão das padarias lisboetas Miolo e Quinoa. Também têm um café onde servem refeições vegetarianas e bolos deliciosos!
  • Shalom Nature — Ervanária em Faro que, para além de vender produtos de cosmética e suplementos, oferece uma variedade de produtos alimentares orgânicos.
  • Terra Pura — Em grandes superfícies como o Fórum Algarve ou o Algarve Shopping, podem encontrar uma larga selecção de produtos alimentares, dietéticos e suplementos.
  • Celeiro — Encontra-se no Algarve Shopping e oferece uma selecção variada de produtos alimentares, suplementos e produtos de cosmética.
  • Mercearia Bio — Uma mercearia em Portimão (e loja online) que se foca em produtos de origem orgânica, com uma vasta oferta. O nosso Smoothie de Morango, Laranja & Goji foi criado a convite desta simpática mercearia.  


MERCADOS

  • Mercado de Olhão — Este mercado tradicional com vista para a Ria Formosa é muito procurado não só pelos locais como pelos turistas (e até por chefes de cozinha como o Jamie Oliver!). Aos sábados de manhã, podem lá encontrar dezenas de produtores e agricultores com uma oferta variadíssima de frutas, vegetais e legumes, bem como os típicos figos secos recheados, amêndoas e nozes algarvias, azeites e azeitonas para todos os gostos. É lá que compramos as tâmaras medjoul que utilizamos em várias receitas.
  • Mercado Agrícola de Faro — Acontece no Largo do Carmo, todos os domingos de manhã. Reúnem-se bastantes agricultores e produtores para oferecer uma vasta variedade de frutas, vegetais e leguminosas.
  • Agrobio — Os mercados biológicos da Agrobio estão por todo o país, e no Algarve podem encontrar um em Portimão, todos os sábados de manhã.


Outras Superfícies

  • Apolónia — Este supermercado destaca-se pela qualidade dos produtos e pela oferta de produtos internacionais e importados. É, sem dúvida, mais caro que os seus semelhantes. Mas podem lá encontrar superalimentos, farinhas, condimentos e especiarias de toda a espécie e feitio e também os vegetais e frutas mais difíceis de encontrar como, por exemplo, a couve kale, pastinaca, mangostão e granadilhas.
  • JumboPingo DoceContinente — Os produtos saudáveis, orgânicos e biológicos estão a ganhar cada vez mais popularidade. Podem encontrar secções de alimentação saudável em grandes superfícies por todo o país.
 

LISBOA


SUPERMERCADOS BIOLÓGICOS

  • Amor Bio — Morávamos perto deste excelente supermercado quando vivíamos em Lisboa. Tem uma excelente oferta de produtos a preços bastante competitivos como leguminosas, massas, bebidas, condimentos, farinhas e superalimentos, para além do pão, frutas e vegetais da época frescos fornecidos por produtores locais. Também tem secções de cosmética, higiene pessoal e higiene do lar.
  • Miosótis — Supermercado perto do El Corte Inglés onde podem encontrar uma oferta muito vasta de produtos, desde enlatados, massas e superalimentos a frutas e hortícolas da época. Têm também um talho e peixaria orgânicos.
  • Brio — Podem encontrar este supermercado em vários pontos da cidade e também em Carnaxide e no Estoril. A oferta é do mais variada que há, mas os preços são relativamente mais altos que em outros supermercados semelhantes. Estejam atentos às promoções mensais!
  • Bioino — Supermercado bem mais pequenino que os restantes, localizado no Parque das Nações. É mais conhecido pelos cabazes semanais que promove, carregados de frutas e vegetais da época. Fazem entregas ao domicílio.
  • Biomercado —  Abriu recentemente na Av. Duque de Ávila e é dos mais completos que se pode encontrar. Também servem refeições. 


LOJAS ESPECIALIZADAS

  • Celeiro — Existe em várias zonas da cidade e oferece uma selecção variada de produtos alimentares, suplementos e produtos de cosmética.
  • Terra Pura — Encontra-se no Colombo e no Amoreiras Shopping Center, podem lá encontrar uma larga selecção de produtos alimentares, dietéticos e suplementos.
  • Ayur — Pequena loja gerida por uma família indiana onde podem encontrar uma vasta oferta de produtos internacionais (desde os Estados Unidos ao Sudeste Asiático, passando pela Índia), do mais comum ao mais raro. Costumamos lá comprar as nossas especiarias e o delicioso arroz basmati da marca Tilda. Aceitam encomendas online e enviam para todo o país!
  • Goyo-Ya — Loja especializada em alimentos e utensílios da cozinha japonesa. Podem lá encontrar uma série de molhos, noodles, algas e até massa de gyoza congelada, pronta a utilizar. Aceitam encomendas online e enviam para todo o país.
  • Maria Granel — Uma mercearia com um conceito e um espaço fantásticos onde todos os produtos biológicos são vendidos a granel. Desde frutos secos a grãos, leguminosas, café e chá, encontra-se de tudo e com excelente qualidade. 


MERCADOS

  • Mercado de Alvalade — Este famoso mercado é o favorito de muitos lisboetas e era o nosso também, quando lá vivíamos. Procurem a banca de Sadik Ahmad Mahomed, onde podem encontrar de tudo um pouco, incluíndo ingredientes, frutas e vegetais mais exóticos. É lá que (ainda) compramos um incomparável caril em pó e os cajus crus a preços muito competitivos.
  • Agrobio — Os mercados biológicos da Agrobio estão por todo o país, e em Lisboa podem encontrar um bem no centro da cidade, no Campo Pequeno, todos os sábados de manhã. Vários produtores reúnem-se e oferecem frutas, vegetais e leguminosas do mais comum ao mais raro, como cogumelos shiitake, beterrabas amarelas, couve mostarda e couve kale. Também podem encontrar sabonetes artesanais e uma boa variedade de pão caseiro, como os de alfarroba, centeio e o bolo do caco.


OUTRAS SUPERFÍCIES

  • Jumbo, Pingo Doce, Continente — Os produtos saudáveis, orgânicos e biológicos estão a ganhar cada vez mais popularidade. Podem encontrar secções de alimentação saudável em grandes superfícies por todo o país.
 

encomendas online


  • iHerb.com — Para nossa grande comodidade, costumamos encontrar e encomendar neste site todo o tipo de suplementos, superalimentos e condimentos que simplesmente não aparecem em qualquer outro lado. Os portes de envio são baratos e as entregas são rápidas.
  • Healthy Supplies — Oferece uma vasta variedade de produtos alimentares e podem comprar sementes, cereais, frutos secos e oleaginosas em grandes quantidades.
  • Planet Organic — Os portes de envio são relativamente altos, mas têm uma oferta variada de marcas internacionais que não se encontram facilmente. Esta secção é particularmente aliciante!
  • Goodness Direct — Oferta variada não só de produtos alimentares como também de produtos de higiene pessoal e do lar. Vale a pena estar atentos às promoções.
  • Be Good Organics — Loja neo-zelandesa que oferece uma boa variedade de produtos alimentares, produtos de cosmética e até utensílios de cozinha. Os prazos de entrega para a UE são longos mas os portes são acessíveis.
  • Organic Burst — Esta marca britânica tem uma variedade simpática de superalimentos em pó, em grânulos e em cápsulas. Subscrevam à newsletter da marca e fiquem, mais uma vez, atentos às promoções ocasionais.
 

Conhecem alguma loja ou mercado relevante que não esteja aqui mencionado? Contem-nos tudo na nossa página Contacto!